terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Enem 2009, de novo

Sensação de "déjà vu" - receber cartão de confirmação, conferir local de prova e preparar o material para o exame. Parece que isso já aconteceu, não é? Sim, é o Enem de novo.

O Enem 2009 será aplicado no próximo final de semana, nos dias 5 e 6 de dezembro. No sábado, são quatro horas e meia para responder a 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas. O domingo tem uma hora a mais de prova, porque, além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, há também a redação.

Alguns alunos ficaram desestimulados em participar do exame graças à não-utilização da nota do Enem 2009 nos vestibulares da USP e da Unicamp. Há que se lembrar, entretanto, que o Enem continua sendo um importante meio de acesso (e muitas vezes o único) à maioria das universidades federais, além de ser utilizado em algumas particulares e como parte da nota do vestibular da Unesp.

Àqueles vestibulandos que ainda não têm certeza do seu ingresso na USP e Unicamp em 2010, vale lembrar que o Enem 2009 poderá ser utilizado nos vestibulares para 2011.

7 comentários:

  1. Alexandre, gostaria d saber c por um acaso alguem faltar ao 1 dia de enem poderá fazer o segundo? e em que isso implicaria?

    Att...

    Filipe Bicudo

    ResponderExcluir
  2. Filipe,
    Faltar no 1º dia reduz substancialmente (50%) a sua nota total. Se o objetivo é obter uma boa nota para utilizar em Universidades Federais ou na Unesp, estará seriamente comprometido.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, tem mais de 3 questões minhas que a correção do Objetivo (que pessoalmente acho muito mais confiável) nao bate com a do gabarito Oficial. O que acontece agora?
    Att.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, o que o você achou da prova do enem? tanto a de sabado como a de domingo...

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, o gabarito oficial do Enem estava mesmo ERRADO! Estão modificando agora!

    ResponderExcluir
  6. Alexandre tive grandes problema com a parte de matemática e sua tecnologias. Gostaria de saber se apenas eu tive este problema (a nota de matemática diminuiu substancialmente minha nota geral) ou mais pessoas compartilharam de tal dificuldade, devido ao pouco tempo?
    Obrigado.

    Por sinal, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. O problema não foi com você, Rafael. A dificuldade em matemática foi mesmo geral. Havia questões longas e com excesso de cálculos. Vi, em reportagens de jornal, alunos se queixando a respeito. Fique tranquilo! Abs.

    ResponderExcluir