sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cursos da área de Comunicação

É muito comum encontrar alunos com tendência bastante acentuada para cursos da área de comunicação, mas que não sabem que curso escolher. As opções são jornalismo, publicidade, rádio e TV, relações públicas, editoração e cinema.

Para quem vive essa dúvida, é importante lembrar que a comunicação se apoia em três pilares: a informação, a criação e os negócios. Nas habilitações, essas três bases acabam se mesclando, mas cada curso enfatiza uma delas, conforme sua natureza.

Jornalismo e editoração, por exemplo, são carreiras que primam pela informação. Mas isso não quer dizer que o jornalista não tenha que ser criativo nem que ele não precise pensar comercialmente numa situação.

Já os cursos de relações públicas, publicidade e markenting são mais relacionados à área de negócios. Algumas atividades do publicitário, no entanto, são intimamente ligadas à criação. A arte de criar, aliás, é fundamental para quem cursa cinema e rádio e TV.

Perfil das seis principais carreiras da área:

Publicidade e Propaganda / Marketing:
O publicitário é o profissional que divulga produtos, serviços, marcas e ideias, por isso, uma das características mais valorizadas na profissão é a criatividade.

Editoração:
Forma profissionais atuantes em produção, processamento e divulgação da informação publicada em qualquer meio; a internet e a necessidade de publicação de textos nos meios digitais têm feito com que os produtores editoriais não encontrem dificuldade para se inserir no mercado.

Rádio e TV:
O profissional trabalha, principalmente no rádio e na TV, mas também em produtoras de áudio e vídeo; entre as funções que um radialista pode exercer estão a direção de imagem, som, elenco e fotografia, além de atuar como roteirista e produtor.

Cinema:
Quem estuda cinema pode atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, produção de filmes, documentários, vídeos institucionais, além da teoria e da crítica cinematográfica.

Jornalismo:
A maior parte dos recém-formados vai trabalhar em assessorias de comunicação; há também postos mais tradicionais, como redações de jornais, revistas, sites e em emissoras de rádio e de televisão.

Editoração:
O profissional é responsável por cuidar da imagem externa da organização onde trabalha. Formados podem trabalhar na área de comunicação das empresas, com pesquisas de opinião e imagem, elaboração do planejamento da comunicação institucional ou ainda na promoção de eventos.

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