sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Os Leões e a Montanha

Numa determinada floresta havia dois leões.

Um dia, o macaco fez uma reunião com todos os animais súditos da floresta e disse:
– Nós sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem dois leões fortes. A qual deles devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os leões souberam da reunião e comentaram entre si:
– É verdade, a preocupação dos animais faz sentido: uma floresta não pode ter dois reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava criado.

Os animais se reuniram novamente para discutir a questão, e tiveram uma excelente ideia:
– É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês dois deverão escalar a Grande Montanha. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.

Pois assim foi feito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir à grande escalada.

O primeiro leão tentou e não conseguiu.

O segundo tentou e também não conseguiu.

Foram ambos derrotados pela montanha.

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual dos leões seria o rei, uma vez que os dois foram derrotados?

Foi nesse momento que uma águia idosa e muito sábia pediu a palavra:
– Eu sei quem deve ser o rei!

Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa, e a águia continuou:
– Eu estava voando entre eles, bem perto, e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a Grande Montanha.
– O primeiro leão disse: “Montanha, você me venceu!”
– O segundo leão disse: “Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu o seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.”
– A diferença – completou a águia – é que o segundo leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é maior do que os seus problemas: é rei de si mesmo, e está preparado para ser rei dos outros.

Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente, e o segundo leão foi coroado rei entre os reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário