terça-feira, 18 de agosto de 2009

Enem e seleção unificada beneficiam candidatos

Quem está prestando o Enem neste ano pode concorrer, pelo sistema unificado de seleção, a dez federais que foram muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação. Essas federais, que estão em quatro Estados - Minas, Rio, Paraná e Rio Grande do Sul -, obtiveram notas 4 e 5 em um índice criado pelo MEC, que varia de 1 a 5.
Unifesp e UFBA não estão nessa lista porque, embora bem avaliadas, seus cursos mais importantes não participam do processo de seleção do Enem.
Na Unifesp, o Enem será usado como única forma de ingresso em 19 dos 26 cursos. Nos mais concorridos, como medicina e enfermagem, a instituição aplicará uma outra prova.
Com esse sistema unificado de seleção, com base no Enem, haverá pouca ou nenhuma coincidência de datas de vestibulares, o que proporcionará ao candidato a oportunidade de concorrer em um número maior de instituições - aumentando consideravelmente sua chance de aprovação.
Agora, vale pensar em universidades mais distantes - há excelentes opções fora de São Paulo. É o caso, por exemplo, da UFCSPA (Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), que usará o Enem como seleção. A instituição teve nota máxima em avaliação do MEC, assim como o seu curso de medicina. Futuros médicos devem pensar no caso, com carinho.

3 comentários:

  1. Você é cheio de relevar minhas informações, né?

    Revelou até minha possível futura universidade. Hahahaha relações cortadas, professor. Nunca mais te conto as universidades que eu descubro.

    ResponderExcluir
  2. Nossa....q bom....essa é uma das únicas universidades em q o vestibular de medicina será aplicado em fase única (enem)....de resto, essa unificação das federais nao ajudou em muita coisa pra quem quer medicina.....

    ResponderExcluir
  3. Para medicina tem a UNIRIO que adotou o Enem como fase única também.

    ResponderExcluir