domingo, 11 de abril de 2010

Ex-alunos estão "detonando" na faculdade

Tenho recebido, nos últimos dias, e-mail's de ex-alunos nossos relatando o início dos seus cursos universitários. Não consigo esconder a satisfação pessoal e profissional que sinto ao receber mensagens como, por exemplo, as duas que reproduzo a seguir.
Olá Professor,
Só passei aqui porque gostaria de agradecer por tudo que aprendi no colegial com o senhor e contar que isso está me ajudando muito e fazendo a diferença na faculdade, tirei 9,5 em cálculo diferencial e integral na FEI, e com certeza grande parte dessa nota devo ao senhor.
Muito Obrigado!
Qualquer dia apareço ai na escola para uma visita, até!
Felipe Harati.
E ae professor! Como vai?
Enfim, gostaria de dizer a você o quão úteis foram suas aulas sobre gráficos, como construí-los e talz. Isso tem me ajudado bastante na disciplina de Cálculo 1, na parte de pontos de inflexões, máximos e mínimos. Até me sinto em vantagem em relação aos meus colegas de classe com essa "técnica" aprendida com você. :)
Hoje eu percebo como o método de ensino no Argumento era bom, especialmente em Matemática. háhá.
Obrigado por tudo, Alexandre.
Marcelo da Silva Yokomizo
Quero aproveitar também para deixar uma imagem intrigante do ponto de vista matemático:

Pois bem, vamos aproveitar e pensar sobre a "questão curiosa" levantada pelo Marcelo. Há, evidentemente, um "equívoco" em alguma das passagens realizadas. Será um bom exercício tentar descobrir!

6 comentários:

  1. a-b = a-a = 0 ao "cancelar' o termo em ambos os membros da equação estamos dividindo por zero .... o que não é muito legal ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Professor o erro está em (a+b)(a-b)=b(a-b) este b tinha que estar ao quadrado? eu fiz assim e deu 0=0.

    Nathália Decaris 3A

    ResponderExcluir
  3. Bom ele não disse que b é diferente de 0 então a ultima passagem está errada... né?

    ResponderExcluir
  4. Para mim o "erro" está na passagem de (a+b).(a-b) = b(a-b) para a+b = b, porque nesta passagem ele divide os dois membros por (a-b) e, sendo a=b isso daria 0 e não divide-se por zero.

    Mas, de qualquer forma, gostei da conta :P
    (Certa vez eu e um colega desenvolvemos uma equação que terminava em 2+2=0 >_<)

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que o erro esta na passagem 2b=b p/ 2=1.
    O certo seria 2b=b => 2b-b=0 => b(2-1)=0 => b=0
    Isso?

    Junior 3°A

    ResponderExcluir
  6. Parece que o equívoco está entre as passagens 4 e 5. Admitindo-se que a=b, a-b resulta em 0. Portanto, não se pode dividir por (a-b), o que ocorre para se chegar na quinta passagem.

    ResponderExcluir