quarta-feira, 14 de abril de 2010

Motivação e Estudo

Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta. A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado aprende melhor.

Uma excelente forma de motivação é através da visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso — como se ele já tivesse acontecido — faz com que você se torne mais confiante. Por exemplo, se o seu objetivo é passar no vestibular, imagine você sendo aprovado, depois de tanto esforço e dedicação. Sinta a emoção como se você tivesse acabado de ver o seu nome na lista de aprovados.

Outra maneira de obter motivação é mantendo contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais que o seu. Criar grupos de estudo com pessoas otimistas e animadas — um incentivando e ajudando o outro — faz com que todos se mantenham ativos e estudando de forma eficiente.

Mas, mesmo estando motivado, saiba que todo projeto de longo prazo tem momentos de ânimo, assim como momentos de grande desânimo — que trazem a vontade de desistir. Procure, então, preparar-se para os dias de baixa: eles certamente virão e você deve aprender a lidar com eles. Quando os momentos de crise, desânimo e cansaço aparecerem, tudo bem! Isso é normal.

A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar-se dos motivos que o estão fazendo estudar — seja dinheiro, sucesso profissional, realização pessoal ou qualquer outro motivo. Pensar de forma positiva também ajuda muito.

4 comentários:

  1. Poxa, muito legal o texto, professor! Pois é, muitas vezes, bate um desânimo que é fogo... Mas sabe? Suas postagens sobre isso estão até ajudando a não ficar desanimado, por mais difícil que isso seja (Y)


    Beatriz Mitsue Takei, 3ºB

    ResponderExcluir
  2. É a minha motivação está lá em baixo!
    As notas estão colocando minha motivação cada vez mais baixa.
    Estudo e vou mto mal. Da vontade de sair correndo da escola.

    ResponderExcluir
  3. Ulima,

    Sei que as notas pesam bastante e às vezes causam certo desânimo. Mas sei também que, em educação, nada é imediato - o aprendizado é um processo, e leva tempo. Não desanime, continue estudando, procure professores para tirar dúvidas e pedir orientações. Você tem tudo para "dar certo", e vai dar!

    ResponderExcluir
  4. Eu admiro muito suas "historinhas" argumentadas em sala de aula! Muito mesmo! Realmente me deixa bem motivado para seguir em diante...menos com certas notas que ando tirando...rsrs

    ResponderExcluir