segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Novo sistema usará nota do Enem para faculdades particulares

A partir de 2011, os vestibulandos poderão se inscrever em faculdades particulares de todo o país só com a nota do Enem, por um sistema chamado Faculdade Já. A proposta é reunir em um site, o www.faculdadeja.com.br, as vagas que sobram nos processos seletivos das instituições cadastradas.

O modelo é parecido com o do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), utilizado pelo Ministério da Educação para ofertar vagas principalmente para universidades federais. As faculdades interessadas indicarão as vagas ociosas, que serão disponibilizadas no sistema. Os alunos deverão se cadastrar diretamente no site, escolher uma carreira e reservar a vaga, usando a nota do Enem como critério de seleção.

Cada faculdade será a responsável por decidir a nota de corte para o aluno concorrer à vaga. O estudante terá até três dias para fazer a matrícula presencialmente na instituição, portando o Certificado de Reserva de Vaga. Esse documento é gerado quando a reserva é feita.
Não haverá cobrança de taxa para a inscrição no site. Em caso de desistência da vaga, o aluno só poderá reservar outra após três dias.

Até o momento, cerca de 35 faculdades particulares já manifestaram interesse em aderir ao sistema. Segundo projeção dos idealizadores, a meta é preencher 25 mil vagas em 250 faculdades.

A partir do dia 10 de novembro, os vestibulandos poderão conferir no site do Faculdade Já a lista das instituições participantes, bem como as vagas oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário