quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SISU abrirá em 16 de janeiro

Entre os dias 16 e 18 janeiro de 2011, os candidatos a uma vaga no ensino superior poderão se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ligada ao Ministério da Educação, a plataforma oferece vagas em universidades com base no desempenho do candidato no Enem 2010.

Serão oferecidas 83.125 vagas para o ano letivo de 2011, em 83 instituições públicas de educação superior. As oportunidades estão em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois Cefets (centros federais de educação tecnológica), cinco universidades estaduais e na Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas).

Já está disponível o ambiente virtual com todas as regras do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br/.

Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Após a terceira chamada, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

Veja o passo a passo para se inscrever no Sisu:
1. Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção.
2. Durante o período de inscrições, ele pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalida a opção anterior.
3. O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema.
4. Caso o estudante não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, ele perde a vaga.
5. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
6. Quem não foi aprovado na 3ª chamada deve confirmar interesse na lista de espera entre os dias 11 e 15 de fevereiro.

Datas dos Resultados:
- Primeira chamada: 22.jan.2011. Matrícula em 25, 26 e 27.jan
- Segunda chamada: 1º.fev.2011. Matrícula em 3 e 4.fev
- Terceira chamada: 10.fev.2011. Matrícula de 11 a 14.fev

Nenhum comentário:

Postar um comentário