sábado, 26 de fevereiro de 2011

Disciplina faz bem

A verdadeira disciplina não tem nada de chata. Ela ajuda - e muito - a perseguir objetivos e caminhos definidos por você mesmo.

Ser disciplinado é comprometer-se com suas escolhas, perceber que as metas que você fixou exigem percorrer um caminho - e ver sentido na própria caminhada. Neste significado, autêntico, a disciplina é um instrumento de evolução pessoal.

A disciplina serve para que você esteja sempre atento a si mesmo e não se deixe levar por interesses diferentes dos seus. Disciplina é foco. É como uma bússola que lembra aonde você quer chegar e evita que interferências desviem você. Como quem definiu esse norte foi você mesmo, essa disciplina interna é o contrário daquela que é imposta de fora.

Acontece que, na vida, às vezes a gente é nosso próprio adversário. Não raro, resistimos à disciplina, mesmo que os objetivos tenham sido definidos por nós. É só lembrar, por exemplo, das manjadas listas de promessas de Ano Novo, que nascem do desejo de melhorar a vida. Mas, alguns meses depois, cadê a lista?

A disciplina autêntica é um compromisso com o seu futuro. Por isso, envolve uma dose de contenção, abrir mão de prazeres imediatos em troca de uma conquista maior, num prazo mais longo. E é possível caminhar, com foco, com olhar fixo em sua meta, mas mantendo a visão periférica e celebrando as pequenas conquistas do dia a dia.

O segredo é o equilíbrio. Presente e futuro, dever e prazer, disciplina e celebração são ingredientes que ficam melhores quando bem combinados. Mas essa é uma receita individual. Cabe a cada um procurar o ponto ideal da mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário