sábado, 16 de abril de 2011

Dificuldades em Matemática

Acabo de ler uma entrevista do Marcelo Gleiser, físico brasileiro professor de atronomia da Universidade Dartmouth, em Hanover - Estados Unidos.

Ele afirma não ter tido uma relação fácil com a Matemática, e menciona momentos complicados no Ensino Fundamental, só superados com o auxílio de uma professora particular. Mas foi na adolescência que se convenceu da importância e utilidade da matéria: "entendi que algumas pessoas nascem com o dom para a Matemática, mas, se me faltava o dom, podia aprender na marra".

Vejam o trecho da entrevista em que Gleiser aconselha os estudantes acerca do estudo da Matemática:
As  pessoas tendem a transformar a Matemática num monstro, e elas dizem para si mesmas: "Não vou aprender isso nunca". Elas decretam o fracasso antes mesmo de tentar. O que elas não sabem é que errar faz parte de estudar Matemática. Todo mundo erra. Em Matemática, não existe não errar.

Matemática é muito parecida com futebol: ninguém nasce craque, e não dá para aprender de forma passiva, só assistindo. É questão de praticar, de suar. Todo mundo é capaz de aprender a jogar futebol direito, mesmo sem ser o Pelé.

Estudar Matemática tem uma vantagem sobre o futebol: quem estuda ganha condições de aprender como o resto do mundo funciona - o carro, o computador, a conta bancária, o Sol. Quem estuda Matemática aprende a pensar; dá até a impressão de que o cérebro se modifica. Quem estuda Matemática, principalmente, aprende a controlar o próprio destino, o que, pelo menos eu acho, é melhor do que fazer gol.

3 comentários:

  1. depois de ler isso entendi que não sou um caso perdido, vamos estudar!

    ResponderExcluir
  2. "Quem estuda Matemática, principalmente, aprende a controlar o próprio destino, o que, pelo menos eu acho, é melhor do que fazer gol." Frase clímax.

    ResponderExcluir
  3. Nossa me senti super compreendida nesse momento ^^ ...mãos a obra agora é só continuar me empenhando nas contas uhuuu !! =D

    ResponderExcluir