quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Enem 2012 - Lembretes importantes

O Enem 2012 será realizado no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro. Eis alguns lembretes importantes.
  1. A prova tem início às 13h. É importante sair de casa com bastante antecedência, para evitar possíveis atrasos. O trânsito costuma ficar especialmente complicado próximo aos locais de prova.
  2. Materiais necessários: RG original, cartão de confirmação, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Se você não recebeu o seu cartão de confirmação pelos Correios, é possível imprimí-lo pelo site do Enem.
  3. Materiais proibidos: lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro e similares.
  4. Água e comida: não estão na lista de proibições do edital do Enem. Sendo assim, é aconselhável levar ao menos uma garrafa transparente com água parcialmente congelada e alimentos leves.
  5. Tempo de prova: 4h30min no sábado e 5h30min no domingo.
  6. Estratégias de prova: lembrando que as provas objetivas do Enem serão corrigidas utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), é altamente recomendável que o candidato elimine as alternativas que julgar absurdas ou descabidas antes de "chutar" alguma alternativa nas questões que não sabe resolver. Deve-se evitar o "chute às cegas", assim como não se deve deixar questões sem resposta.
  7. Redação: tendo em vista que o Enem será utilizado de formas diferentes de acordo com a instituição de ensino superior, e que será a única forma de acesso ao SISU (Sitema de Seleção Unificada), recomenda-se que o candidato faça uma excelente redação. Costuma trazer bons resultados a estratégia de se fazer o rascunho da redação logo no início da prova, fazer em seguida os testes, e só ao final passar o texto a limpo.
  8. Testes: é muito importante que se faça uma leitura atenta dos textos e gráficos das questões. Por vezes, você encontrará, ali mesmo, a resposta da questão.
  9.  

Um comentário: