quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fim das cotas raciais em Universidades

Foi aprovado hoje, na Câmara dos Deputados, o Estatuto da Igualdade Racial. Foram seis anos de discussão e, para votar o estatuto, os líderes dos partidos fecharam um acordo. A maioria dos pontos polêmicos que estava no texto foi retirada ou modificada.

Veja algumas das alterações que foram feitas:
  • Não será mais obrigatória a identificação dos estudantes de acordo com a raça, no censo escolar.
  • Caiu o item que obrigaria emissoras de televisão a reservar uma cota para atores e figurantes negros.
  • Foi retirada do estatuto a criação de cotas para negros nas universidades. O texto fala apenas que o governo deve adotar programas que garantam o acesso dessa população ao ensino superior.

3 comentários:

  1. Finalmente, pois as cotas eram totalmente preconceituosas, como se as pessoas de uma determinada etnia tivessem menos inteligência do que quem é caucasiano.Era ridículo isso, as cotas deveriam ser determinadas por renda e não por etnia.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que as cotas eram provas reais de preconceito! Acho que todos nós temos oportunidades independente da raça, porém alguns agarram essas oportunidades com uma ênfase do que outros.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem colocado o argumento do Augusto: as cotas deveriam ser por renda. Não tinha parado pra pensar direito nisso. PS: sou outro Augusto...

    ResponderExcluir