terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ranking de faculdades

O MEC divulgou o IGC 2009 (Índice Geral de Cursos), um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O índice vai de 1 a 5.

Somente 5,5% das faculdades particulares conseguiram as notas 4 e 5 no IGC, e apenas dez instituições particulares obtiveram a pontuação máxima - o que representa 0,7% da rede privada de ensino superior.

Por outro lado, 33,7% das instituições públicas têm boa qualidade, mostram os dados do MEC. Ao todo, 61 universidades, faculdades e centros universitários de ensino superior públicos conseguiram os conceitos 4 e 5.

Os dados mostram ainda que as instituições particulares têm, proporcionalmente, bem mais notas ruins (conceitos 1 e 2) do que as públicas. São 38,9% de notas ruins na rede particular de ensino contra 17,9%, na rede pública.

Pois é, em tempos de inscrição para os vestibulares, vale a pena parar e refletir sobre a qualidade da instituição onde você pretende prosseguir seus estudos!

2 comentários: