domingo, 20 de junho de 2010

Enem 2010: inscrições começam amanhã

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebe inscrições a partir desta segunda-feira, 21 de junho, às 10h. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, e o exame é voltado a estudantes que vão concluir o ensino médio em 2010 e pode servir como um certificado de conclusão desta etapa.

A avaliação é obrigatória para quem quer participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2011, do Fies (Financiamento Estudantil). Além disso, diversas faculdades utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos de forma total ou parcial.

Diferente dos anos anteriores, nesta edição os candidatos terão questões de língua estrangeira. Na inscrição, é preciso optar pelos idiomas inglês ou espanhol.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário disponível na web e efetuar o pagamento no valor de R$ 35 em qualquer agência do Banco do Brasil, até a data de vencimento nela apresentada. O pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição.

Para efetuar a inscrição são imprescindíveis o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade. No ato da inscrição, ao digitar o número do documento, o sistema buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal. A medida impede que a inscrição seja efetuada com o CPF de outra pessoa.

Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Quem pode participar do Enem?
A participação no Enem é voluntária, destinada aos concluintes, egressos do ensino médio em anos anteriores e àqueles que não tenham concluído o ensino médio e pretendam se certificar.

É recomendável a quem não vai concluir o ensino médio neste ano fazer o Enem 2010 para “treino”?
Não. Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), alunos interessados nos futuros processos seletivos devem prestar o exame no período mais adequado, que é o ano de conclusão do ensino médio. Alunos de outras séries sempre terão oportunidade de se preparar para a prova analisando as edições anteriores do exame, que ficarão disponíveis na página do Inep/MEC imediatamente após sua aplicação.

2 comentários:

  1. Quando começarão as incrições para o ProUni?

    ResponderExcluir
  2. Somente alunos de escola pública ou bolsistas integrais e carentes da rede privada é que podem se inscrever no programa. As inscrições para as vagas de 2011 serão efetuadas no 2º semestre.

    ResponderExcluir