sábado, 2 de outubro de 2010

Bienal de Artes de São Paulo

Está no Parque do Ibirapuera (no Pavilhão da Bienal) a 29ª edição da tradicional Bienal de Artes de São Paulo. Uma das mais importantes mostras artísticas do planeta, a Bienal reúne mais de 800 obras criadas por 159 artistas, dentre as quais há um claro predomínio de vídeos e fotografias, seguindo tendência de mostras internacionais do gênero. As obras ficarão expostas até 12 de dezembro. A entrada é gratuita.

Este ano, a Bienal de São Paulo, cujo título reproduz verso do poeta Jorge de Lima - "Há Sempre Um Copo de Mar para o Homem Navegar" -, traz as obras sob o signo de um conceito abrangente: a relação entre arte e política.

Com investimentos de R$ 30 milhões, divididos entre o poder público e a iniciativa privada, esta edição da mostra reúne nomes badalados do circuito internacional, que vão desde a belga Chantal Akerman e a norte-americana Nan Goldin até os cineastas Jean Luc-Godard, lenda da nouvelle vague, e Apichatpong Weerasethakul, vencedor da Palma de Ouro em Cannes neste ano, que também desenvolve trabalhos em outros suportes.

Entre os nomes da arte brasileira, o evento promove um resgate oportuno e bem articulado de algumas das figuras mais importantes das vanguardas nacionais, como Flávio de Carvalho, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Cildo Meirelles, ao mesmo tempo em que aposta em novos artistas, como o mineiro Matheus Rocha Pitta e a carioca Alice Miceli, ambos de apenas 30 anos.

Imperdível!

Um comentário:

  1. Professor, como se não bastasse o envolvimento da política com as artes, essa Bienal teve um 'quê' a mais com a ilustre participação de ambientalistas [ativistas de ONG's de proteção aos animais] que protestavam contra o uso de urubus vivos em uma instalação [Bandeira Branca] feita pelo artista plástico Nuno Ramos. Posso dizer que foi barulhento, com direito a gritos, cartazes no meio da escada do segundo andar. Fora todo o protesto e revolta, a Bienal estava maravilhosa! As instalações são bem interessantes, muito criativas e interativas, tirei algumas fotos, até. Recomendo e muito!

    Beatriz Takei, 3ºB

    ResponderExcluir