quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As novas bactérias da Nasa já podem aparecer nas provas

O anúncio da Nasa, em dezembro, surpreendeu cientistas, professores e, claro, vestibulandos. Entre os exames das universidades que ainda não realizaram as suas provas, a maioria certamente já está pronto, porém, nada impede que algo seja modificado. A UnB, por exemplo, já mudou a prova duas semanas antes da data só para incluir assuntos bem atuais. 

A grande novidade apresentada pela agência espacial americana foi encontrar uma bactéria capaz de se desenvolver utilizando arsênio, um elemento químico bastante tóxico para os seres vivos. Até então, para montar o DNA de uma célula, o fosfato era fundamental. Já a bactéria GFAJ-1 consegue utilizar arsênio.

O arsênio contém características parecidas com as do fósforo. Assim, a descoberta não é nada absurda, apenas nunca havia sido vista. E isso abre a possibilidade de existir outras formas de vida, inclusive em outros planetas, que podem ter estruturas biológicas diferentes.

O assunto pode cair nas provas de diversas formas. No exame de química, vale lembrar que o fósforo e o arsênio fazem parte da mesma família na tabela periódica. Em biologia, a notícia pode cair em questões de DNA, tanto na produção de genes quanto na síntese de proteínas. Para tratar sobre evolução, o tema também se encaixa, porque as bactérias são indivíduos que se moldam de acordo com o ambiente.

Para ler mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário