sábado, 22 de janeiro de 2011

Financiamento Universitário

Terminadas as provas dos principais vestibulares, e encerrado o período de inscrições no SISU (rs), é hora aguardar os resultados ("guenta coração!").

Positivos, esses resultados serão o fruto do seu sério trabalho, serão a concretização dos seus sonhos e do objetivo por você traçado em 2010 - é hora de comemorar com aqueles que participaram da sua conquista e receber "os louros da vitória".

Negativos, esses resultados trarão a oportunidade - e necessidade - de uma reorganização pessoal. Novas estratégias deverão ser traçadas, com a cabeça erguida e  a auto-estima de quem apenas está adiando o seu sonho, e não desistindo dele. É preciso "...perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve."

É nesse cenário que se fazem necessárias algumas informações de caráter bastante prático quanto aos principais programas de financiamento a estudantes universitários. Vejam:
  • FIES - O programa de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação custeia até 100% da mensalidade escolar, de acordo com a renda familiar. O valor da mensalidade é devolvido pelo estudante após a conclusão do curso, em prestações mensais com juros de 3,4% ao ano. Exige-se fiador, e o aluno precisa ter participado do Enem.
  • CEBRADE - O Centro Brasileiro de Desenvolvimento do Ensino Superior financia até 100% da mensalidade de alunos inscritos em uma das dezoito instituições de ensino superior com as quais mantém convênio. O montante é devolvido após a conclusão do curso. Não há cobrança de juros, porém o valor da dívida é atualizado conforme a mensalidade vigente. É necessário ter um fiador com renda mínima de três vezes o valor da mensalidade. Funciona apenas no estado de São Paulo.
  • PRAVALER - Oferecido por um empresa privada, a ideal Invest, o financiamento vem acompanhado de juros de até 1,89% ao mês. As mensalidades são parceladas em duas vezes, o que permite que o aluno tenha o dobro do tempo para pagar o curso. Ou seja: o primeiro semestre pode ser quitado no prazo de um ano. Exige fiador com renda mínima de duas vezes o valor da mensalidade.
  • BANCOS - Itaú Unibanco e HSBC oferecem linhas de crédito universitário a alunos de instituições conveniadas. Nesse caso, é importante verificar as condições do contrato, como a taxa de juros e o prazo para quitação da dívida. No HSBC, as taxas variam de 1,99% a 2,5% ao mês. No Itaú Unibanco, de 6% a 8% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário