domingo, 13 de fevereiro de 2011

Orientação Vocacional ou Profissional?

Amanhã iniciaremos a pesquisa de interesses com vistas à Orientação Profissional dos alunos do 3º colegial.

Conduziremos os alunos num processo de autodescoberta, mais questionando do que dando respostas, estimulando cada um a olhar para si mesmo, fazendo aflorar as aptidões, desejos e sonhos.

É preciso sonhar, mas é fundamental ser feliz. Sabemos que há  muitos caminhos para se buscar a felicidade, e que a profissão é uma das vias mais importantes, por todas as chances de crescimento que oferece. Sem ser feliz na vida profissional, o ser humano fica incompleto, parcial.

Por isso, é fundamental que o pré-vestibulando reflita sobre o caminho profissional que deseja seguir e sobre aquilo que pensa ser a sua vocação.

A palavra vocação vem do verbo latino vocare, que significa chamar. Daí a alusão de que se deve esperar por um chamado, que vai indicar o único caminho certo a ser percorrido sob o comando de uma voz interior. Na verdade, são vários os caminhos. Escolher um deles depende de um processo de autoconhecimento, que comporta enganos e correções de rota. Não se trata de "encontrar o verdadeiro sentida da vida", como se houvesse um sentido intrínseco a ser encontrado antes de completarmos a trajetória. O sentido só aparece mais tarde, quando se percebe o desenho do vitral formado pelo que até então parecia cacos esparsos das nossas experiências.

Para "juntar os cacos" e formar um lindo vitral, você deve tomar posse da sua história, deve ser o protagonista do seu enredo, acreditar que você é coautor das suas decisões, e não deixar, de forma alguma, que alguém decida por você ou que "a vida te leve".

Tenha coragem! Você tem o direito de ser feliz e a obrigação de contribuir para que esse objetivo seja atingido.

Aí vão três sugestões de olhares que você deve ter nesse momento:

  • Olhe para dentro: descubra o que você realmente deseja e também o que você pode.
  • Olhe para fora: converse com quem tem experiência no que você gostaria de trabalhar e descubra que possibilidades reais a profissão tem a oferecer.
  • Olhe em volta: como estão as outras dimensões da sua vida? O que você realmente está procurando? 

2 comentários:

  1. Parece que foi ontem, que estava fazendo a minha orientação profissional :)
    Thaís G. (antigo)3ºA

    ResponderExcluir
  2. Eu esperava algo mais superficial, porém percebi que o Teste é realmente bem elaborado. enfim, primeira prova, início de orientação profissional, e finalmente me sinto no Terceirão !

    ResponderExcluir