terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Estudantes contestam nota de redação do Enem

Candidatos apelam à Justiça na tentativa de conseguir revisão da prova; sem retorno do ministério, um dos alunos disse se sentir desamparado
(jornal O Estado de S.Paulo, 2 de fevereiro de 2010)

Inconformados com as notas obtidas na redação do Enem, estudantes decidiram entrar na Justiça na tentativa de conseguir a revisão da prova. Um dos candidatos que constituíram advogado para a ação é Isabel Damasio da Fonseca Lessa, que fez 250 pontos na redação e perdeu a chance de conquistar uma vaga em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). [...] Isabel diz ter mostrado o rascunho da redação para professores e nenhum encontrou motivos para desconto alto.

Vencedora de um concurso de redação no Estado de Mato Grosso em 2008, Jéssica Cristina de Assis também não acredita que sua dissertação merecesse 425 pontos. O rascunho do texto na folha do Enem vai ser sua principal prova. "Meu advogado vai entrar com pedido de liminar. Uma professora de português fez um parecer, com base nos parâmetros do próprio Enem, mostrando que a nota não pode ser essa."

Para o estudante Cláudio Ferreira dos Santos, o pior é não conseguir uma explicação sobre as razões de sua dissertação ter sido anulada. "Desde quinta-feira tenho procurado o MEC e não obtive resposta. Me sinto desamparado", lamentou. [...] "Sem direito à revisão, como vou saber se eles não erraram ao passar a nota? O MEC deixou um gabarito errado na internet por 5 horas."

O Inep, responsável (?) pelo Enem, foi procurado, mas não se manifestou. A redação será o primeiro critério de desempate no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Um comentário:

  1. Fico feliz em ver que não sou o único insatisfeito com a nota da redação do enem
    Passei meu rascunho a limpo e pedi para uma professora de cursinho fazer a correção. Segundo ela, poderia esperar uma pontuação na faixa de 800 pontos. Para minha surpresa, minha nota foi 625, apenas. Um de meus amigos, que não usaria a nota da redação, fez quase todo o texto baseado das informações que vieram na prova, sem acrescentar dados, nem nada fora do senso comum. Inexplicavelmente, a nota dele foi 750.
    Não tenho dúvidas quanto a correção injusta da prova. Nos resta, agora, esperar que isso não se repita nas próximas edições do enem, não é mesmo?

    ResponderExcluir