sábado, 14 de maio de 2011

Filmes para o Vestibular

Em ano de vestibular, é natural que os alunos que estão realmente comprometidos com a sua meta queiram aproveitar da melhor forma possível o tempo disponível, maximizando o aprendizado dos conteúdos necessários à prova no final do ano.

Não podemos nos esquecer, entretanto, dos saudáveis e necessários momentos de descanso e lazer.

Pois bem, é nesse contexto que entram os filmes - são uma forma de aproveitar os momentos de lazer para refletir sobre questões importantes, aumentando o seu "acervo pessoal" de argumentos para redação, provas de história, geografia, literatura e até mesmo biologia.

Aí vão algumas sugestões:
  • Elizabeth - conta a história da Rainha Elisabeth (Isabel) da Inglaterra, filha de Henrique VIII (criador da Igreja Anglicana que aceitava a separação conjugal) com Ana Bolena (causa da sua separação). Elisabeth promoveu a ascensão da Inglaterra à condição de grande potência.
  • Carlota Joaquina, princesa do Brasil - com Marieta Severo e outros grandes nomes, conta a história da Família Real Portuguesa no Brasil.
  • A Guerra de Canudos - com Marieta Severo, José Wilker, Claudia Abreu e Paulo Betti, conta a história de Canudos, no sertão da Bahia, as vitórias e a derrota militar de Antônio Conselheiro e seus seguidores.
  • A Lista de Schindler - vencedor de 7 Oscars, e com direção de Steven Spielberg, o filme mostra a trajetória do industrial tcheco Oskar Schindler, que usa de suas boas relações com o Partido Nazista para recrutar trabalhadores judeus, salvando-os dos campos de extermínio. O contexto histórico é o da Segunda Guerra Mundial.
  • Olgabaseado no livro homônimo, de Fernando de Morais, conta a história da alemã Olga Benário. Interessante para ver a relação do Brasil com o comunismo antes e durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Lutero - relata a vida de Martinho Lutero, o surgimento da igreja luterana, a oposição do papa, como Lutero começou a passar a Bíblia do latim para o alemão. Ajuda a entender a reforma e a contra-reforma.
  • Adeus Lenin -  conta um pouco da história da União Soviética e da queda do Muro de Berlim.
  • O Pianista - mostra o surgimento dos guetos de judeus, na Segunda Guerra Mundial, especialmente o de Varsóvia.
  • O Nome da Rosa - é uma narrativa policial, ambientada em um mosteiro beneditino da Itália medieval, que continha, na época, o maior acervo cristão do mundo.
  • O Auto da Compadecida - comédia de Guel Arraes baseado na obra homônima de Ariano Suassuna.
  • Inteligência Artificial - dirigido por Steven Spielberg, o filme mostra a relação entre os homens e os robôs.
  • 1492: A Conquista do Paraíso - a odisséia de Cristóvão Colombo está presente no filme através do cotidiano desgastante, dos motins da tripulação e de toda incerteza que cercava uma expedição daquela época quanto ao rumo e ao prosseguimento da viagem.
  • O Velho - A História de Luís Carlos Prestes - documentário de longa-metragem que cobre a trajetória de vida do "Cavaleiro da Esperança", desde o movimento tenentista, o surgimento do mito nos anos 20, até sua participação na redemocratização do país, no final dos anos 80.
  • Arquitetura da Destruição documentário que traça a trajetória de Hitler e de alguns de seus mais próximos colaboradores, com a arte. Muito antes de chegar ao poder, o líder nazista sonhou em tornar-se artista, tendo produzido várias gravuras, que posteriormente foram utilizadas como modelo em obras arquitetônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário