quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pesquisa afirma que estresse ajuda na hora de estudar

Segundo um novo estudo, os hormônios produzidos em situações de nervosismo fazem com que o cérebro trabalhe melhor e, como resultado imediato, memorize mais dados.

Segundo o autor da pesquisa, o neurocientista Hans Reul, da Universidade de Bristol (Reino Unido), a descoberta sugere que estudar quando se está estressado aumenta a capacidade de aprendizagem.

Os dois responsáveis pelas mudanças ocorridas no cérebro são o cortisol e a adrenalina.

Esses dois hormônios parecem turbinar o mecanismo de reprogramação de certos DNAs encontrados no cérebro -- processo conhecido como mudança epigenética --, que potencializa ou reduz o modo como alguns genes trabalham. E, neste caso em específico, agem sobre neurônios e os processos de aprendizagem, diz a reportagem publicada no jornal "Telegraphy".

"Frequentemente dizemos que as memórias ruins são as que ficam conosco para o resto de nossas vidas, mais do que as boas", comenta Reul. "Isso acontece por causa do papel que o estresse exerce. Do ponto de vista biológico, é importante lembrar que algo nos machucou ou nos ameaçou."

Na história evolucionária do homem, esse processo pode ter ajudado os nossos antepassados a escapar de situações perigosas, e a ação dos hormônios no cérebro -- mais exatamente no hipocampo, área ligada à memória e à aprendizagem -- poderia ajudá-los a evitar essas mesmas situações no futuro.

O neurocientista, entretanto, salienta que o estresse, em algum nível, pode auxiliar na contenção de memórias, mas muito estresse pode gerar justamente o efeito contrário, além de ser prejudicial.

"Quando estamos extremamente estressados, não é possível guardar nenhuma nova informação", diz ele.

O estudo será publicado na edição da "Experimental Neurology" e apresentado durante a conferência anual da Associação Britânica de Neurociência.

Um comentário:

  1. Uma coisa é verdade: Toda vez que eu brigo com alguém, me dá uma vontade estranha de estudar, talvez seja só a raiva do momento, querendo provar pra mim mesmo ou pra alguém que eu sou capaz de algo, sei lá. Só sei que eu detono quando estudo nervoso com algo, porém, quando estou chateado ... Aí não vai de jeito nenhum, e dá um baita trabalhão pra repôr tudo depois D:

    ResponderExcluir