quinta-feira, 26 de maio de 2011

Questão "bonitinha"

Coloquei essa questão na prova do segundo ano. Vejam que "bonitinha":
Durante as investigações de um assalto a banco, foi chamado a depor o gerente do estabelecimento. A testemunha declarou ao delegado que de um dos cofres foram roubados: um pacote vermelho, dois azuis e cinco brancos, totalizando 150 mil dólares; do outro cofre foram roubados: um pacote azul e três brancos, totalizando 70 mil dólares. O declarante afirmou ainda que pacotes da mesma cor tinham quantidades iguais de dinheiro, e que eram necessários quatro pacotes brancos e mais um azul para se ter tanto dinheiro quanto em um único pacote vermelho.

O delegado, após ouvir atentamente a testemunha, pôs-se a fazer contas. Poucos minutos depois, olhou nos olhos do declarante e acusou:

– O senhor está mentindo.

A testemunha tentou ainda reafirmar sua estória, mas foi totalmente desmentida pelo delegado com argumentos irrefutáveis.

Analisando essa cena cinematográfica, prove que o gerente mentiu em seu depoimento.

6 comentários:

  1. 3 pacotes brancos + 1 pacote azul é 110.000, e não 70.000 como o declarante disse :D


    Acertei ?

    ResponderExcluir
  2. Professor, posta a resposta para que a gente possa conferir? =)

    ResponderExcluir
  3. Professor, posta a resposta p q a gente possa conferir? =)

    ResponderExcluir
  4. Débora,

    Extraia do texto as 3 equações, montando um sistema linear. Após isso, escalone o sistema e perceberá que a última equação caracteriza um sistema impossível, o que significa que as equações são contraditórias e, portanto, o gerente mentiu em seu depoimento.

    ResponderExcluir