domingo, 7 de novembro de 2010

O Enem foi criado em 1998. As "trapalhadas do Enem", há dois anos!

Depois do ocorrido no ano passado, o mínimo que se esperava do Inep era um exame tranquilo e sem falhas grotescas de organização, o que infelizmente não ocorreu.

Começamos mal. A proibição descabida do uso de lápis foi um mal começo, agravado ainda mais depois que ficamos sabendo que alunos utilizaram o perigoso instrumento normalmente durante a prova.

Não bastasse, houve a troca dos títulos dos gabaritos das provas amarelas e alguns lotes da mesma prova com questões repetidas e fora de ordem.

De acordo com a procuradora Maria Luíza Grabner, do Ministério Público Federal em São Paulo, esse problema na impressão do cartão de resposta do Enem pode levar à anulação da prova. Ela recomenda que estudantes que se sentirem prejudicados pelas falhas procurem o órgão para fazerem uma representação.

Os promotores devem avaliar as denúncias, as falhas na impressão e aplicação da prova e, caso seja constatado que houve dano coletivo, eles podem entrar com uma ação civil pública pedindo que o exame seja suspenso. "O Ministério Público Federal é a instituição que pode tomar uma medida nesse caso. Se for constatado prejuízo aos alunos, pedimos anulação do exame."

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo (OAB-SP), o erro de impressão gráfica é motivo suficiente para anulação do exame. "Qualquer problema que induza o aluno ao erro é motivo para anulação da prova. Isso não pode acontecer, é um absurdo, é estarrecedor", afirma o advogado Edson Bortolai.

O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, afirmou que estará no ar na próxima quarta-feira (dia 10) o ambiente virtual para requerer correção da prova levando em conta o cabeçalho da folha de respostas em vez de considerar a ordem numérica. O requerimento estará no site de inscrição do Enem.

Os candidatos terão até 16 de novembro para fazer o pedido, segundo Soares Neto. A informação foi dada em entrevista coletiva no começo da noite de hoje, em Brasília.

L A M E N T Á V E L !

2 comentários:

  1. Professor, acabou de ser exibido no Jornal da Globo que Enem vai ser anulado em todo o país. Existe uma forma de ir contra essa decisão, algo que possamos fazer? Se não, como eles conseguirão remarcar uma nova prova, visto que já estamos em Novembro e os finais de semana já estão sobrecarregados de vestibulares? As 80 faculdades que dependiam do Enem não poderão ficar sem um exame de admissão, mas quando isso será feito, em que data isso poderá ser realizado? E as faculdades que tinham o Enem como primeira fase, o que vai acontecer agora?
    (Estou escrevendo como se você tivesse que ter todas as respostas, né? Hahaha Mas é que estou em pânico...)
    Se você tiver alguma ideia ou opinião sobre isso, por favor, me mande um e-mail! (salinaak@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Seria cômico se não fosse trágico! Agora sim, o show de humor se transformou em show de horror! Enem cancelado e a gente com cara de otário! Dorme num barulho desse!

    ResponderExcluir