quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Enem "vazou" de novo!

É realmente inacreditável que a prova do Enem tenha "vazado" mais uma vez!

Alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, no Ceará, receberam, há cerca de dez dias, uma apostila contendo dez questões do Enem 2011. Além disso, o tema de redação "rede sociais" foi proposto aos alunos antes da realização do Enem.

De acordo com a versão divulgada hoje à tarde pelo MEC, o colégio fazia parte da amostra de escolas que participaram da chamada calibragem de itens do exame -- nesta etapa do processo, o Inep/MEC aplica algumas questões a alunos de todo o Brasil para "classificá-las" em relação ao nível de difidiculdade. São sorteadas escolas de três grupos (com baixo, médio e alto desempenho). No caso, o Colégio Christus foi sorteada como uma instituição de alto nível.

Segundo o MEC, foram aplicados 384 testes (16 cadernos com 24 questões) nesse grupo amostral de que a escola faz parte. Após a aplicação do pré-teste, os cadernos de prova retornaram ao Inep e foram incinerados. Segundo o órgão, todos os cadernos de pré-teste da calibragem de outubro de 2010 foram devolvidos e queimados.

O governo estuda anular a prova dos mais de 600 alunos do colégio e reaplicá-las em breve. O MEC também anunciou que pediu à Polícia Federal que investigue o suposto vazamento das questões.

Em relação à redação proposta pelo colégio (sobre “redes sociais”, o mesmo do Enem 2011), a direção da escola afirma que a escolha do tema “decorreu de uma avaliação contextual, mediante pesquisas e consultas a diversas fontes”.

O episódio não é inédito, infelizmente.

É lamentável. É vergonhoso. E é brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário